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Alongamento

Alongamentos são exercícios em que a pessoa permanece por um determinado tempo numa postura em que o músculo pretendido se mantém na sua extensão máxima.

Os benefícios do alongamento são:

1. Melhoram a postura
Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura, evitando o desconforto que poderia surgir com uma má postura.

2. Aumentam a flexibilidade
Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades diárias e durante a atividade física é melhor. Além disso, os alongamentos ajudam a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade.

3. Permitem movimentos amplos
O alongamento melhora a flexibilidade, o que vai fazer com que, durante a prática de esportes, se consigam movimentos mais amplos e melhor equilíbrio

4. Ajudam no relaxamento
O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.

5. Ativam a circulação sanguínea
Os alongamentos aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos, que é muito importante para a recuperação após lesões musculares.

BALLET

balletBallet ou balê, é o nome dado a um estilo de dança e sua performance. Nasceu na Itália em 1489 e foi levado para França por Catarina de Médicis por ocasião do seu casamento com o rei Henrique II.

Os princípios do ballet são: postura ereta, uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), verticalidade corporal e simetria. No ballet, a maioria dos termos técnicos,  são mencionados em francês, isso em qualquer lugar do mundo para que os estudantes possam acompanhar as aulas no país que desejar.

No Brasil, a primeira apresentação de ballet clássico foi na cidade do Rio de Janeiro em 1813,  mas só deslanchou um século depois com as apresentações das companhias Russas de Diaghielev e de Pavlova,  também na cidade do Rio de Janeiro.

DABKE

dabkeDança folclórica popular no Líbano, Síria, Jordânia e Palestina é dançada também em algumas regiões do Egito, Iraque e Arábia Saudita. Dabke significa “bater pé no chão”. Ao líder é permitido improvisar sobre o tipo de dabke, girando um lenço (masbaha) no tempo da batida, enquanto os demais bailarinos mantém o ritmo. Pode ser dançado só por homens, só por mulheres, ou por ambos.

Além de tradicional, é considerada uma dança alegre e envolvente por quem a pratica.

Dança Contemporânea

Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental.

DANÇA DE SALÃO

salaoA dança de salão tem origem nos bailes da corte européia,  tomando forma na corte do rei Luís XIV na França. A forma de dança em casal foi levada pelos colonizadores para diversas regiões da América onde deu origem às muitas variedades a medida que se mesclava as formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe que deu origem ao samba de gafieira no Brasil, a habañera que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, rumba, etc.

No Brasil, sete ritmos sãos mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forro, lambada/zouk, salsa e tango.

DANÇA DO VENTRE

ventreEmbora contraditório, atribui-se a origem da Dança do Ventre aos rituais oferecidos à Deusa Ísis em agradecimento à fertilidade feminina e as cheias no rio Nilo, as quais representavam fartura e alimentos para toda região. Seus movimentos sinuosos aliados à música foram registrados no antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia.

Devido à invasão dos Árabes nesses países, essa dança foi espalhada por todo o mundo. Os movimentos são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco isolados ou combinados, ondulações de braços e mãos, tremidos e batidas de quadril (shimmies) entre outros.

No Brasil, as bailarinas revelam uma tendência a estudar as técnicas egípcias, libanesas e norte-americanas, a fim de aumentarem seu repertório criando um estilo ousado, bem-humorado e rico em movimentos.

Na Aluaha, oferecemos diversos horários para a prática da Dança do Ventre com turmas para iniciantes até o nível avançado.

Dentre nossas experientes professoras encontram-se, Gaby Sarah, bailarina com mais de 15 anos de experiência e detentora do Prêmio de Qualidade Kahn el Khalili e Val Tonussi professora e coreógrafa da Cia Aluaha, detentora de premiações importantes como Sahira Fatin, Luz do Ventre, Festival Nacional Shimmie e Mercado Persa

DANÇA CIGANA

ciganaQuando os ciganos deixaram o Egito e a Índia, eles passaram pela Pérsia, Turquia, Armênia, chegando até a Grécia e sendo assim se espalharam por toda Europa e posteriormente por todo mundo. A influência trazida do oriente é muito forte na música e na dança cigana assim como a influência espanhola baseado no flamenco, tornando-se uma bela fusão. ”Tanto a música como a dança cigana sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas.”

Sendo um povo nômade; Os Ciganos enriqueceram-se em cultura e estilo ao passar das décadas. A Dança Cigana incentiva a feminilidade e a auto-estima; Também Ritmos, Postura , Liberdade de expressão e diminui o stress do dia a dia pelo seu ritmo contagiante.

Beneficie-se com essa Cultura Milenar e desperte o seu potencial.
Esperamos por você com muita alegria. Optchá!

JAZZ

jazzUma das formas mais importantes da expressão artística, o Jazz tem demonstrado que muitos de seus princípios técnicos foram herdados do ballet e da dança moderna. Possui diversas variações como: modern jazz, dance, soul jazz, jazz de rua, rock jazz, free style, etc. Pode-se dizer que nasceu da cultura negra e suas raízes são essencialmente populares.

O Jazz tem certas características marcantes, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e qualidade ao movimento.

Pilates

É um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920.[1] A maioria dos exercícios é executada com a pessoa deitada.É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.

Um dos principais motivos do método Pilates ser muito popular, é aumento da qualidade de vida que sua prática proporciona aos seus adeptos. E dentro do método existe diversas modalidades.

O Pilates solo se baseia em exercícios sem ajuda de molas, cama e equipamentos em geral que auxiliam na prática dos movimentos, esse método depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios.

Por exigir que o aluno trabalhe com o próprio corpo, ele terá uma maior estabilização do próprio corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os benefícios. Os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo, assim, os praticantes se articulam por igual alcançando diversos benefícios ao longo das aulas.

YÔGA

yogaO Yôga ensina, por exemplo, a respirar melhor, como relaxar, como concentrar, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas, endócrinas, órgãos internos, etc., através de técnicas corporais belíssimas, fortes, porém respeitando o ritmo biológico do praticante.

A prática completa do swásthya compreende oito tipos de técnicas (mudrá, pujá, mantra, pránáyáma, kriyá, ásana, yoganidrá, samyama) que vão atuar em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral.

Texto extraído do livro “Tudo sobre Yôga”, do mestre DeRose.